Talvez não, mas tem interesse em se preparar para esse momento de forma consciente e organizada?
Certamente planejamento é a palavra de ordem para você que deseja ter autonomia e liberdade nas decisões futuras de sua vida. Quando se trata de previdência e aposentadoria futura, não é diferente.
Não é de hoje que aposentadoria é sinônimo de descanso para grande parte da população, porém muitos trabalham por 30, 40, 50 anos ou mais e quando se aposentam, sofrem drástica redução de sua renda.
Há casos em que sequer tem direito a uma aposentadoria, pois trabalhava informalmente e não fez reserva financeira para esse momento. Arrisco dizer que, reservados os casos de desconhecimento, aliado a realidade e desigualdade de nosso país, vivenciamos a ideia de aposentadoria de forma ilusória e romântica, como se, até o fim da vida, tudo fosse se resolver, de forma mágica.
Mas temos consciência de que não é bem assim.
Pensar na aposentadoria de maneira preventiva é tomar as rédeas de como pretende que seja o seu futuro e o Planejamento Previdenciário é uma ferramenta eficaz para agir com foco e objetivo delimitado.O futuro se constrói no presente, sendo assim, quanto mais perguntas fizer nesse percurso, rumo a aposentadoria, quanto mais atitude tiver frente a essa situação, você poderá aposentar-se mais cedo, ou no momento que desejar, com uma renda condizente com as suas reais necessidades.
Ao invés de esperar o valor que a aposentadoria estatal lhe ofertará, segundo a legislação que estiver válida na época, regras de transição e reduções por fatores alheios a sua vontade, você se antecipa e planeja para definir quando irá se aposentar e quanto pretende ter, por ocasião da aposentadoria.Parar de trabalhar não precisa ser o seu foco, por isso, você pode planejar a sua aposentadoria antes do momento definido pelo órgão estatal, você pode querer aposentar-se sem parar efetivamente de trabalhar.Você faz as suas escolhas, sem que o sistema previdenciário defina os seus passos. Saber o que é mais importante para você no futuro, é o primeiro passo.
Para fazer um planejamento previdenciário, você deve procurar um profissional atuante na área de Direito Previdenciário e estar de posse do RG, CPF, Carteira de Trabalho e CNIS emitido pelo site: https://meu.inss.gov.br, com esses documentos, ele poderá fazer uma análise preliminar da sua situação e apresentar um diagnóstico, de acordo com seus interesses e caso concreto.
Texto publicado no linkedin. acesse para ler.